© Jorge das Neves
Laura Lamiel
Un chant d'amour, 2019–2022
Aço, espelhos unidirecionais, mesa de cobre, objetos da coleção do artista, unidades de aço bruto, tubos fluorescentes
Cortesia da artista e Marcelle Alix, Paris
Rapidamente, chamámos as celas do mosteiro de celas da Laura Lamiel. Células em que não se entra, mas que ligam vários planos de realidade ou perceção. Uma obra em particular destacou-se aqui: uma célula ligada à memória que Laura Lamiel tinha do filme Un Chant d'Amour, de Jean Genet, filmado em 35 mm em 1950 e censurado durante 25 anos; ligada à memória desses dois prisioneiros que comunicavam respirando através do buraco infrafino na parede que os separava. «Achei-o incrivelmente belo»,
diz ela. «Entre dois lados de um espelho-espião, faço um buraco para colocar um cigarro.» E através dele, flui uma comunicação reprimida, um sopro, uma língua gasosa, quase líquida, sufocada. E flui o desejo de uma sexualidade oprimida.