© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

Vivian Suter

Sem título, s.d.
Técnica mista sobre tela
Cortesia da artista e Gaga, Cidade do México; Gladstone, Nova Iorque; Karma International, Basel; e Proyectos Ultravioleta, Cidade da Guatemala

Num texto recente sobre Vivian Suter para a Artforum, Daniel Birnbaum afirma que as suas pinturas não são sobre ecologia: elas são ecologia. As obras de Suter são uma manifestação visual e física do lugar onde são criadas: a paisagem subtropical de Panajachel, na Guatemala. As pinturas são ecologia porque não são retrato de uma paisagem, mas, sim, feitas a partir de um longo e íntimo diálogo com ela, numa relação simbiótica entre a chuva, o vento, a lama, a humidade, a terra, as pegadas dos seus cães e as telas. Birnbaum diz mesmo que a paisagem é coprodutora das obras de Suter. Mais do que um tema em si, a abstração é uma ferramenta para maior comunhão com a natureza.