Featured Image
Lojazer∅

Inauguração da Ruazero – A Bienal na Baixa de Coimbra

Performance, instalação, exposição, poesia e inauguração da Lojazero.

Ruazero é um projeto que se desdobra a partir do Anozero’21–22 – Bienal de Coimbra com a proposta de ocupar temporariamente a Rua Adelino Veiga, outrora uma das ruas mais importantes da Baixa, bairro histórico de Coimbra. Trata-se de um projeto-piloto que busca conversar e interagir com espaços urbanos da cidade em processo de abandono, através das artes visuais contemporâneas.

A iniciativa possui como momento deflagrador a abertura de uma loja da Bienal de Coimbra, denominada Lojazero, que funcionará com uma série de atividades artísticas, constituído-se, ainda, num ponto de encontro para refletir, juntamente com outros segmentos da cidade, sobre possíveis ações que venham a fortalecer a Baixa de Coimbra, uma área vital na configuração identitária do coimbrense.

A partir da Lojazero, acontecerá uma série de ações envolvendo a participação do artista visual Jorge das Neves, que apresenta um exposição de fotografias sobre as quatro edições do Anozero; da Associação Grande Coisa, com a «Instalação João Damasceno», numa parceria da Cooperativa Bonifrates; bem como do Coletivo declAMAR Poesia e da artista visual Cristiana Nogueira, com a performance/instalação This here, what is it anyway?. Durante a tarde, entre as apresentações, o DJ português Tone Hettmann mostrará ao público presente o seu repertório, baseado, sobretudo, em música eletrónica.

Uma tarde mágica que promete ser inesquecível.

🌗

PROGRAMA

16:00
Abertura da exposição de fotos do Artista visual Jorge das Neves, sobre as quatro edições do Anozero – Bienal de Coimbra.

16:30, 17:30, 18:30
Apresentação da Associação Grande Coisa, com a instalação João Damasceno, tendo a parceria da Cooperativa Bonifrates, bem como do coletivo declAMAR Poesia

16:00, 17:00, 18h:00
Apresentação do DJ Tone Hettmann

19:00
Apresentação da performance/instalação This here, what is anyway?, de Cristiana Nogueira

28.05.22, 15:00–19:00