© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

© Jorge das Neves

Seminário

Cidadania Queer

A sexualidade passou por extraordinárias transformações nos últimos 40 anos. Essas transformações não decorrem necessariamente de mudanças biológicas nos corpos que transportamos; resultam, em grande medida, de dinâmicas de interação social e cultural que tornaram visível a discriminação e outras formas de violência, ao mesmo tempo que permitiram o que hoje designamos por cidadania queer. A partir da lente teórica dos Estudos LGBTQI+, esta sessão centra-se no conceito de cidadania queer enquanto lugar de fluidez e resistência, recordando o percurso que nos trouxe até aqui e abrindo o campo para outros futuros possíveis.

Ana Cristina Santos, Investigadora Principal no CES-UC, Doutorada em Estudos de Género.

Socióloga e Doutorada em Estudos de Género pela Universidade de Leeds, Reino Unido, é Investigadora Principal no Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra. No CES-UC é Diretora do Programa de Doutoramento Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas e Coordenadora da Linha Temática Democracia, Justiça e Direitos Humanos.
Tem publicado extensivamente e liderado uma série de projetos de investigação sobre temas LGBTQI+, género, corpo e cidadania íntima e direitos humanos, incluindo dois financiamentos atribuídos pelo European Research Council (Conselho Europeu de Investigação). Depois de Vice-Presidente do Conselho Científico do CES (2013-2016) e Presidente da Comissão de Ética do CES (2017-2020), foi recentemente eleita para o Comité Executivo da Associação Europeia de Sociologia, cargo que ocupa até 2024.
Atualmente coordena dois projetos: Infâncias Arco-Íris, financiado pela Comissão Europeia, e REMEMBER, financiado pela FCT. Iniciará em 2023 o estudo internacional TRACE financiado pelo European Research Council e centrado no envelhecimento LGBTQ+ no Sul da Europa.
Os seus livros mais recentes são: «The SAGE Handbook of Global Sexualities» e «The Tenacity of the Couple Norm». Ainda em 2022 se espera a publicação do novo livro centrado na cidadania e no cuidado, publicado com a editora Palgrave.

Clara Almeida Santos (n. 1977) é professora auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É doutorada em Ciências da Comunicação, mestre em Comunicação e Jornalismo e licenciada em Jornalismo.
Exerceu funções como vice-reitora com os pelouros da Cultura, Comunicação, Património e Antigos Estudantes na Universidade de Coimbra (UC) entre 2011 e 2018.
Fundou a UCV – Televisão web da Universidade de Coimbra – em novembro de 2010 e foi editora e diretora adjunta da revista Rua Larga.
Trabalhou como jornalista no Canal de Notícias de Lisboa e na SIC, onde exerceu funções fundamentalmente na SIC Online.
Tendo participado em diversos projetos europeus relacionados com o diálogo intercultural e com os media, foi consultora do Conselho da Europa no âmbito da campanha «Speak Out Against Discrimination».

08.06.22, 17:00–18:00