Featured Image
Exposição

Comboio da Meia-Noite

Ⓢ LUFAPO HUB

O Comboio da Meia-Noite ("hora-tema" da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra 2022) permanece na nossa memória, ligado à imagem da velha estação de Coimbra B e às longas viagens noturnas entre Portugal e o centro da Europa. Agora que se perspetiva a transformação da linha Porto-Lisboa, associada à introdução da Alta Velocidade, a futura Estação de Coimbra (em estudo pelas autoridades nacionais e municipais) gerará uma nova intermodalidade urbana, não apenas para aqueles que viajam, mas também para aqueles que vivem na cidade.

O Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ) desafiou três grupos de mestrandos a imaginar três propostas para a futura Estação Ferroviária de Coimbra, localizando-a em diferentes lugares: na área da atual Estação Coimbra B; no limite urbano do Loreto; e nos Campos do Mondego.

Os resultados desta reflexão, aberta ao debate cidadão, são agora expostos entre maio e junho de 2022, integrados na programação da Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra, Anozero. A partir desta mostra e do seu lugar de exposição - o Lufapo Hub, no Loreto, debruçado sobre a Linha do Norte -, talvez se venha a vislumbrar o futuro Comboio da Meia-Noite, esse que voltará a ligar Coimbra ao centro da Europa, agora a alta velocidade.

INAUGURAÇÃO: Sábado, 28.05.22, 15:00
Ⓢ LUFAPO HUB, Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro
Rua Coronel Veiga Simão, Loreto, Coimbra

DEBATE PÚBLICO: Quinta-feira, 2.06.22, 18:00
«Infraestrutura e Mobilidade como Desenvolvimento»
Ⓢ Auditório do LUFAPO HUB
Jorge Delgado, Secretário de Estado da Mobilidade Urbana
Ana Bastos, Vereadora do Urbanismo da Câmara Municipal de Coimbra
José Reis, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

28.05.22, 13:00–17:00

Grupos de mestrandos DARQ/UC